Sendo este o meu primeiro artigo para o “Wise Advise”, vou fazer jus ao nome e tentar “Advisar” para alguns dos perigos e o que podemos fazer para ficarmos mais protegidos.
Desde pequenos que os nossos pais nos dizem “Não brinques com o fogo que te queimas”, “Pára de brincar com as facas que ainda te cortas”, tudo com o intuito de nos habilitar com todas as medidas de seguranças possíveis para termos uma vida mais segura. Esta abordagem também se aplica à segurança informática, devemos ser nós a instruir “os nossos filhos” sobre os perigos de um simples clique do rato num link ou num email recebido. Nesta época em que tudo gira à volta da internet e que, cada vez mais, não se consegue viver sem ela, é de extrema importância alertar as pessoas que se estão a iniciar agora nestes meios.
O que devemos fazer para estarmos mais seguros?
Não existem métodos infalíveis! Todos os dias existem novas falhas de segurança, os chamados ataques Dia Zero, contra esses, ninguém, nem mesmo as melhores empresas de segurança estão preparadas. No entanto, podemos tentar defender-nos dos restantes.
-
Ter sempre um Antivírus e uma Firewall
Tenham sempre um Antivírus instalado e actualizado, juntamente com uma Firewall, desta forma todo o tipo de software malicioso (malware) conhecido será bloqueado e não irá afectar o sistema. Não pensem que precisam de comprar Antivírus, existem imensos gratuitos, como o BitDefender, AVG, Microsoft Security Essentials.
-
Um Sistema Operativo Actualizado
Instalar todos os update packs existentes, pois num deles poderá vir uma actualização para corrigir uma falha de segurança crítica, que tenha sido detectada.
Mesmo que conheçam a pessoa que vos enviou o email fiquem sempre de pé atrás antes de abrirem o anexo, corram o antivírus, a fim de verificar que não existem surpresas. Sejam críticos e, em caso de dúvida contactem a pessoa que vos enviou o email a confirmar a veracidade do mesmo. Caso não tenham forma de o saber, o melhor é mesmo eliminá-lo e assim não correr riscos.
-
Ninguém dá nada a ninguém.
Todos os dias somos confrontados com emails a dizer que fomos sorteados para ganhar uma viagem às Caraíbas, ou quando entramos num website somos o milésimo utilizador a entrar (que coincidência) e que ganhámos um carro. Ignorem, porque infelizmente estas abordagens servem apenas para vos atrair a aderir algum serviço, e no pior dos casos, simplesmente para extraviar informações pessoais e ganhar acesso ao vosso computador através da instalação de malware.
A criação de uma palavra passe (Password) forte passa por usar algo que vos é familiar, e assim fácil de recordar, sendo depois alterada, através da troca de letras por números, caracteres especiais e/ou acrescentado mais caracteres alfa numéricos, começando com algo do género “eugostodaferrari” acabando com “EuG0$t0Da Ferrar1”. Desta forma torna-se mais difícil a um Hacker obter a vossa Password.
Para além disto seguem-se as tradicionais recomendações:
-
Não usem a mesma password em todo o sitio.
-
Não usem os post-its.
-
Não digam a password a ninguém.
Um excelente exemplo de como os hackers actuam pode ser visto neste vídeo do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=8L76gTaReeg, onde Kevin Mitnick explica como usou a engenharia social para ganhar acesso a um sistema.
-
Cuidado com o que vos pedem
Os ataques de phishing estão na moda, especialmente para obter informação nos acessos ao online banking. Sempre que receber algo que parece ser do vosso banco desconfie, veja se é mesmo da entidade que você acede. Se pedir para inserir o código de acesso não o faça, telefone ao banco a perguntar o porquê de pedir tal informação. Em suma, valide sempre se o endereço onde está é o mesmo onde acede regularmente, se não desconfie e reporte às autoridades.
Estas são as principais preocupações que devemos ter em conta para garantir a nossa segurança no mundo informático. A principal barreira somos nós, temos de ser críticos e calculistas sempre que carregamos num link, vemos um email, disponibilizamos informação pessoal. Ninguém se encontra totalmente protegido, mas se tivermos em conta estas informações podemo-nos proteger melhor.